logo
A powerful architecture & Construction theme. Construct your website in the perfect Ratio.
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula

REABILITAÇÃO DE MORADIA DOS ANOS 40

O projeto de reabilitação de uma Moradia dos anos 40  situa-se num lote de terreno que representa um polígono de configuração irregular num bairro social do início do século passado da cidade de Lisboa. A moradia carateriza-se por uma construção dos anos 40 estilo Português Suave, com pedra rusticada, cunha e guarnições de vãos em cantaria, tetos de águas inclinadas com beirais e telha vermelha, arcadas de evocação medievalista.

Este estilo arquitetónico amplamente aplicado em escolas, igrejas, palácios da justiça e bairros sociais, disseminou-se a partir da arquitetura oficial para a particular, contrariando o uso do betão, material com o qual eram construídos os edifícios da época na europa e cumprindo a demanda de uma arquitetura de cariz portuguesa, personificada na figura do arquiteto Raul Lino.

Português Suave foi aplicado em vários bairros da cidade de Lisboa, urbanizações inseridas no esforço iniciado por Duarte Pacheco para disciplinar a expansão da cidade, publicitadas na propaganda oficial do Estado Novo, nomeadamente na revista da Câmara Municipal de Lisboa.

A moradia a ser reabilitada tem uma área de 340 m2 distribuída por dois pisos, será reabilitada e adaptada a um novo uso de alojamento local com 12 quartos e  áreas compreendidas entre os 15 m2 e os 22 m2.

LOCALIZAÇÃO

Lisboa

ANO

Em Desenvolvimento

ARQUITETURA

Nuno Ladeiro / Carmo Branco

COLABORADORES

Marta Bento / Bárbara Raimundo / Daniela Leite

 

Categoria

Arquitetura, Design Interiores, Reabilitação

Tags:

arquitecto, arquitectura, arquiteturadeinteriores, Contemporâneo, Cultura, Designdeinteriores, reabilitaçãoarquitectónica