O projeto de reabilitação de uma Moradia dos anos 40 situa-se num lote de terreno que representa um polígono de configuração irregular num bairro social do início do século passado da cidade de Lisboa. A moradia carateriza-se por uma construção dos anos 40 estilo Português Suave, com pedra rusticada, cunha e guarnições de vãos em cantaria, tetos de águas inclinadas com beirais e telha vermelha, arcadas de evocação medievalista.
Este estilo arquitetónico amplamente aplicado em escolas, igrejas, palácios da justiça e bairros sociais, disseminou-se a partir da arquitetura oficial para a particular, contrariando o uso do betão, material com o qual eram construídos os edifícios da época na europa e cumprindo a demanda de uma arquitetura de cariz portuguesa, personificada na figura do arquiteto Raul Lino.
O Português Suave foi aplicado em vários bairros da cidade de Lisboa, urbanizações inseridas no esforço iniciado por Duarte Pacheco para disciplinar a expansão da cidade, publicitadas na propaganda oficial do Estado Novo, nomeadamente na revista da Câmara Municipal de Lisboa.
A moradia a ser reabilitada tem uma área de 340 m2 distribuída por dois pisos, será reabilitada e adaptada a um novo uso, de “Hotel de Charme” com 13 quartos com áreas compreendidas entre os 15 m2 e os 22 m2.
A proposta de interiores, apresenta um conceito personalizado com interiores distintos para cada quarto.
Lisboa
Em Desenvolvimento
Nuno Ladeiro / Carmo Branco
Marta Bento / Bárbara Raimundo / Daniela Leite
Arquitetura, Reabilitação