Loja Rosenthal, Beja

O projeto procurou espelhar a rica herança civilizacional. Foi descoberto um magnífico teto abobadado, em tijolo. Semelhante golpe de sorte foi festivamente acolhido a escrupulosamente respeitado, e integrado no projeto. Testemunho arqueológico e renovado elemento arquitetónico, entrou em diálogo com as paredes de adobe, o chão de tijoleira e a madeira de cerejeira – usada em todos os espaços interiores visíveis, rejeitando o epidémico alumínio – incorporando assim materiais tradicionais com as linhas mais modernas do projeto, e estabelecendo uma bem conseguida ponte entre o passado e o presente.

Foi também concebido o grande painel de azulejos de padrão, da autoria de Helena Ladeiro, recuperando a tradição árabe (nos elementos geométricos repetidos, em grandes superfícies, que criam, nas suas pequenas diferenças de pormenor, dinâmicos efeitos de conjunto) com a sua herança portuguesa (no recurso ao azul, tão usado até ao século XVIII), o painel evoluiu num jogo de linhas e cores que acentuavam o efeito gráfico do conjunto.

Localização:

Beja

Ano:

2000

DESIGN:

Nuno Ladeiro

Categoria

Design Interiores

Tags:

arquitecto, arquitectura, arquiteturadeinteriores, Cultura, decoração, Design, Designdeinteriores, designmoderno, reabilitaçãoarquitectónica