Casa RP, Oeiras Golfe

A moradia RP ocupa um lote com uma área total de 1.578,65 m2, localizado no lote 75 em Casal de Cabanas, na freguesia de Barcarena, Oeiras. O acesso automóvel e pedonal ao interior do lote faz-se a Nascente através da Avenida Casal de Cabanas, por um “corredor” de acesso com 44,10 m de comprimento e 4,00 m de largura.

Com o objetivo de respeitar e assegurar a manutenção da imagem da urbanização do Oeiras Golfe, fomos à procura dos princípios orientadores e reguladores assentes não só na morfologia e tipologia da zona onde se insere, bem como os volumes, cérceas e alinhamentos dominantes descritos no Regulamento do Alvará do loteamento. A adaptação do edifício e de todas as estruturas complementares às condições físicas e ambientais do terreno, resultou numa integração ambiental e paisagística que contribuiu para que o projeto seja sustentável. A ideia subjacente ao projeto consistiu na criação de um espaço arquitetónico fluído, que permite aos seus utilizadores um uso orientado para uma utilização interior/ exterior.

Trata-se assim de uma composição volumétrica onde o principio da ortogonalidade está bem vincado, a par com planos simples e linhas escorreitas, que favorecem uma linguagem arquitetónica moderna, enriquecida pela textura emprestada pela simplicidade dos materiais utilizados e cujas soluções construtivas correntes, reforçam a ideia do projeto garantindo assim, a fácil manutenção e durabilidade.

O projeto de tipologia T4, inspirou-se nos preceitos do Movimento Moderno consubstanciados na linha pura, na funcionalidade, nos vãos de janela amplos e superfícies brancas constituídas por sólidos de revolução. Sobressaem as grandes superfícies envidraçadas e as palas de ensombramento nas coberturas propostas.

De um ponto de vista da conceção arquitetónica, optou-se por uma composição constituída por dois volumes perpendiculares entre si, em que a arquitetura prevê uma construção com uma implantação em L para melhor orientação solar e proteção aos ventos predominantemente do quadrante norte.

Quanto à implantação no terreno, as orientações foram extremamente importantes na organização espacial. No piso 1, a partir da entrada principal a nascente, acede-se a uma ampla área social composta por duas salas de estar, orientadas a Sul, uma cozinha a Nascente com ligação à sala de jantar e posteriormente para um espaço exterior destinado ao barbecue, situado no terraço voltado a poente. Todas estas divisões têm uma superfície envidraçada constituída por vãos deslizantes, que permitem abrir diretamente para um extenso logradouro a sul (uma área protegida dos ventos dominantes de norte), constituído por um pátio com pavimento em deck de madeira, onde se situa uma ampla piscina, um espaço de lazer, com um rebaixo no pavimento com cerca de 0,70 m de altura e por vários espaços permeável com canteiros e relva. A poente situam-se 2 escritórios com vista para o logradouro a sul e a para uma área de vegetação com superfície em relva a norte.

Ao nível do piso da garagem, a norte/nascente, está prevista uma pérgula de ensombramento para 2 lugares de estacionamento. O acesso a este estacionamento faz-se a partir de uma rampa com inclinação máxima de 18%, de acordo com a regulamentação estabelecida.

No piso 2, está previsto um corredor que permite o acesso às 4 suites, sendo que a master suite com casa de banho privativa e closet está voltada a sul/nascente e tem acesso a uma varanda coberta por uma pala de ensombramento. A sul e a poente, estão situadas as restantes 3 suites com as respetivas casas de banho e uma varanda em comum a sul, também com pala de ensombramento.

A moradia foi pensada de modo a não destoar com a envolvente, pois houve um especial cuidado na conjugação dos materiais, sendo a cor predominante o branco e a cor natural da madeira. A arquitetura está posicionada no terreno com uma implantação em L, de modo a criar uma proteção às áreas de lazer (piscina), relativamente aos ventos dominantes do quadrante norte e proporcionar mais conforto térmico e acústico.

LOCALIZAÇÃO

Oeiras Golfe, Oeiras

ANO:

Em construção

ARQUITETURA:

Nuno Ladeiro / Carmo Branco

COLABORADORES

Barbara Raimundo / Pedro Fernandes / Marta Carvalho

Categoria

Arquitetura

Tags:

arquitecto, arquitectura, arquiteturacontemporanea, arquiteturadeinteriores, arquiteturamoderna, Contemporâneo, decoração, Designdeinteriores, designmoderno, mobiliáriocomdesign