logo
A powerful architecture & Construction theme. Construct your website in the perfect Ratio.
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula

Ilustrações Ritzenhoff

A Ritzenhoff é uma das maiores fábricas de copos de vidro localizada na Alemanha, desde 1990.

Iniciou a sua atividade em 1992 com uma visita inesperada de uma associação de leite, que pretendia o desenvolvimento de um projeto original para um copo de leite. Nessa altura já a Ritzenhoff trabalhava com uma empresa de Consultadoria em Design, a Sieger Design, com a qual estava a desenvolver objetos decorativos em vidro e também design gráfico para as suas publicidades. Então a Sieger Design teve uma ideia brilhante. Aproveitou a ideia do leite ser uma bebida universal e desenvolveu um copo de leite simples, mas cuja originalidade seriam as ilustrações de designers “à volta do mundo”.

Hoje em dia, a caraterística para o sucesso e originalidade da marca, é o facto dos copos se venderem separadamente, ou seja um a um, dentro de uma embalagem muito bela que pode ser oferecida como prenda. Cada copo é único, cada copo é ilustrado por um autor, o que também provoca o colecionismo.

Tecnicamente as ilustrações são impressas por meio de serigrafia numa película especial que depois é colocada nos copos.

A marca envia um briefing para os designers convidados que têm de realizar os projetos normalmente num curto espaço de tempo. Depois de realizada a ilustração, envia-se o projeto para a Ritzenhoff, tendo este sempre que ir a concurso. O concurso é realizado dentro da empresa e constitui-se por um júri de 10 elementos que avaliam todos projetos submetidos e os aprova ou não.

Nuno Ladeiro já realizou para a Ritzenhoff mais de 10 designs nos últimos anos, que segundo ele “nem todos os projetos dão tanto trabalho”, para alguns desenvolve grandes pesquisas, para outros é mais intuitivo, “muitas vezes a inspiração é algo muito intuitivo que vive no mundo das emoções”.

ANO DE PRODUÇÃO:

2006 / 2019

EDITOR:

Ritzenhoff, Alemanha

DESIGN:

Nuno Ladeiro

Categoria

Design

Tags:

Contemporâneo, Cultura