PROJETO SELECIONADO PELO ARCHDAILY
O projeto de arquitetura Insere-se no núcleo urbano de Vila Nova de Tazem, uma pequena vila na proximidade da Serra da Estrela a norte de Portugal que se caracteriza por um tecido urbano consolidado, cujas características predominantes são edificações de 2 e 3 pisos destinadas a habitação. A arquitetura baseia-se essencialmente na optimização do espaço habitacional e comercial, com 15 apartamentos de tipologias variadas, de T1, T2, e T3 servidos por três núcleos de comunicações verticais totalmente independentes.
A organização funcional, favorece especialmente a zona social dos apartamentos, não só em termos de área como também no que respeita às vistas sobre a Serra da Estrela. Assim, estabeleceu-se uma relação direta entre as salas e cozinhas, criando uma zona de circulação mais íntima para os quartos.
O racionalismo moderno e que se evidencia nas fachadas desta proposta, corresponde, em parte, a um apuramento mais significativo dos símbolos geométricos construtivistas, que no fundo fazem parte da arquitetura moderna que ainda não está esgotada. O espírito do lugar, a pedra negra, o branco da neve e a vontade de reavivar a memória da arquitetura moderna em Portugal foram determinantes para as opções tomadas.
Largo Joaquim Borges Artiaga Vila Nova de Tazem. Gouveia (Portugal)
2017
Nuno Ladeiro / Marco Martins
Arquitetura