MORADIA COLAÇO, ALCOCHETE

Arquitetura & Design / MORADIA COLAÇO, ALCOCHETE

MORADIA COLAÇO, ALCOCHETE

Localizada no loteamento da Quebrada Sul em Alcochete, com uma área bruta de construção de 230,00m2, a moradia tem dois pisos, uma cave e um piso de cobertura, num terreno de 380,50 m2.

A  moradia  tipologia T4 + 1, tem um quarto suite com casa de banho e closet, dois quartos e casa de banho social no 2º piso, uma sala ampla com zona de estar e cozinha incorporada na sala, 1 quarto e casa de banho social no piso térreo. Com uma implantação de cerca de 133,20m2, a moradia tem um espaço de logradouro com piscina, jardim e área de estacionamento para um automóvel.

O método da construção em aço leve, ou “Light Steel Framing” (LSF), é um processo de construção em aço enformado a frio. O método foi desenvolvido pelo AISI (American Iron and Steel Institute), estando de acordo com os regulamentos estruturais existentes, e publicado pela primeira vez em 1997. Este método foi desenvolvido com a cooperação de comissões de investigadores, fabricantes, projetistas e construtores em LSF. É no faseamento construtivo que as soluções em aço leve apresentam grandes vantagens sobre outras soluções convencionais de betão e alvenaria. A estrutura em LSF tem um peso final muitíssimo inferior às soluções em betão ou em alvenaria.

No que respeita à conceção arquitetónica, a moradia Colaço tem uma forma cúbica destacando-se a parte superior pelo contraste de cores. O embasamento é em betão descofrado ao natural, enquanto que o piso superior e o piso de cobertura são de aço leve.

O alçado posterior tem uma linguagem arquitetónica bastante sóbria, com amplas superfícies envidraçadas de modo a se poder usufruir da paisagem sobre o terreno natural de sobreiros.

Para  tirar o máximo partido da implantação da moradia optou-se por sobrelevar a cota de soleira para 1,20m, de modo a que a rampa da garagem não seja demasiadamente acentuada e o acesso ao logradouro posterior onde está localizada a piscina, tenha apenas 5 degraus nas duas laterais do lote.

Os amplos vãos da sala, permitem o acesso direto ao deck da piscina para que nos meses mais quentes do ano se possa usufruir tanto do espaço interior como do exterior.

A caixilharia é composta no alçado sul por duas folhas de correr e no alçado nascente, por três folhas de correr.

No piso superior ambos os quartos têm acesso a uma varanda comum, com amplas superfícies de vidro,  um sistema idêntico ao da sala em que nos meses mais quentes as folhas de vidro podem ser abertas proporcionando um fluxo livre entre o interior e o exterior.

A melhor vista foi reservada para o sótão, um espaço versátil que pode funcionar como escritório ou mesmo quarto de apoio à habitação. A arquitetura adquire aqui a sua expressão máxima na simplicidade das formas com destaque para as palas de ensombramento que marcam a silhueta da construção.

Arquitetura: Nuno Ladeiro & Carmo Branco, arquitetos

Colaboração: Bárbara Raimundo, arquiteta / Bruno Fernandes, Designer

Engenharia: Nuno Santos

Local: Rua dos Morangos, Alcochete

Categoria

Arquitetura

Tags:

arquitectura, arquiteturacontemporanea, arquiteturamoderna, Contemporâneo, designminimal