logo
A powerful architecture & Construction theme. Construct your website in the perfect Ratio.
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula

Blog

Arquitetura & Design / blog  / The Vassel, Nova Iorque
The vassel, Nova Iorque

The Vassel, Nova Iorque

O Heatherwick Studio foi ateliê convidado a projetar um dos edifícios mais emblemáticos do Hudson Yards. Pretendia-se algo que recebesse os visitantes no coração do distrito e criasse um novo local de encontro na ilha de Manhattan, na cidade de Nova Iorque. O desafio lançado aos arquitetos foi de que criassem algo memorável, autónomo e singular, que se distinguisse do conglomerado de torres à sua volta, um novo espaço público que proporcionasse uma experiência única aos visitantes.

Explorando diferentes possibilidades, o gabinete refletiu sobre o desafio e projetou um “objeto arquitetónico” memorável, uma escultura inerte e estática, que incentiva a atividade e a participação do público e proporciona uma experiência divertida.

O Heatherwick Studio criou uma rede tridimensional, um padrão geométrico contínuo com quase 2 500 degraus, 154 lances de escada interligados e 80 patamares, uma praça pública vertical, com percursos e rotas que podem ser exploradas de diferentes modos.

A estrutura em aço soldado bruto é revestida a metal em tom de cobre, diferenciando-se da arquitetura circundante. Cada elemento do “Vaso” foi construído sob medida. Os 75 componentes de aço foram produzidos em Veneza pelo fabricante especializado Cimolai, antes de serem trazidos da Itália em seis navios, transportados através do rio Hudson e montados no local num processo que demorou três anos.

A extraordinária peça central do Hudson Yards e a sua escada em espiral, tornou-se assim num novo marco para ser escalado. Esta arte interativa imaginada por Thomas Heatherwick e Heatherwick Studio tornou-se um ponto focal onde os visitantes podem desfrutar de novas perspetivas da cidade de Nova Iorque a diferentes alturas, ângulos e pontos de vista.