Setúbal | Projeto de reabilitação vai fazer renascer edifício histórico

Um prédio antigo e danificado no centro histórico de Setubal vai ser meticulosamente reabilitado, mantendo as características intemporais e respondendo às necessidades atuais de um casal, dando no futuro lugar a uma habitação unifamiliar de 2 pisos com sótão.

Fachada principal de frente da Rua Rodrigues de Freitas, 31/35 em Setúbal

Setúbal tem vindo, ao longo dos anos, a apostar continuamente na sua qualificação, o que possibilitou, segundo o município, “uma evolução mais coesa e inclusiva da sociedade e espaço envolvente, tornando Setúbal um concelho mais harmonioso e atrativo para residir”.

Porta de entrada principal a preservar

No Plano Estratégico de Desenvolvimento Setúbal 2026, a Câmara Municipal destaca a atratividade e a preservação do papel de centro urbano da cidade que estavam ameaçadas devido à degradação dos edifícios e espaços urbanos do centro histórico de Setúbal e do Bairro Salgado. Como resposta a essa situação, a Câmara Municipal aprovou a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Setúbal, abrangendo uma área de aproximadamente 1.393.350 m2 e 3.050 edifícios.

O espaço interior encontra-se bastante degradado pelo que será totalmente reabilitado

O Projeto de Arquitetura, Design de Interiores e Decoração vai converter o edifício numa Habitação Unifamiliar. A fachada frente de rua será totalmente reabilitada e enquadrada na estratégia de reconversão urbana da cidade de Setubal.

Simulação 3D da fachada proposta e reabilitada

Uma vez que o interior está totalmente degradado, a opção arquitetónica será de construir uma estrutura totalmente nova mantendo apenas a fachada frente de rua.

Simulação 3D do Hall de entrada e escada de acesso ao piso superior

A entrada principal será mantida do lado esquerdo da fachada e permitirá o acesso a um hall com pavimento em pedra lioz, uma porta de acesso à área social da casa e uma escada para a área privada dos quartos.

Simulação 3D da sala de refeições e corredor de acesso a partir do Hall de entrada

A área social da casa será projetada com um espaço fluido e aberto, proporcionando uma sensação de amplitude. A divisão entre os ambientes será feita de forma sutil e elegante, por meio de pilares revestidos a microcimento, que adicionam um toque moderno e sofisticado ao ambiente. Além disso, os tetos serão diferenciados com duas alturas diferentes, criando um efeito visual interessante, e serão destacados por sancas iluminadas, conferindo assim um ambiente uniformemente iluminado.

Simulação 3D do corredor de acesso à área social com um pormenor de destaque, um circulo aberto na parede que permite a visualização da sala de refeições

Simulação 3D da casa de banho social

A sala de estar e a cozinha estarão em plano aberto, proporcionando uma sensação de fluidez e amplitude ao espaço. Para maximizar a área disponível na sala de estar e da passagem para o exterior, o móvel da estante será completamente embutido na parede. Isso permitirá um melhor aproveitamento do espaço, libertando a área para a sala de estar e proporcionando uma transição suave para o logradouro exterior. Além disso, o acesso a este espaço exterior será feito por meio de uma vão com três folhas rebatíveis. Essa abertura possibilitará uma melhor conexão entre o interior e o exterior, permitindo a entrada de mais luminosidade natural no ambiente interior.

Simulação 3D da sala de estar

Serão realizadas melhorias significativas no logradouro exterior, bem como na fachada posterior do edifício. Serão criados dois níveis distintos, sendo que o mais elevado abrigará uma pequena piscina que poderá ser coberta por uma plataforma deslizante. Todo esse espaço será revestido com deck cerâmico, visando a facilidade de manutenção. Além disso, a piscina contará com uma cobertura automática, possibilitando a ampliação da área do logradouro durante os meses mais frios, quando a piscina não estiver acessível.

Simulação 3D da área de logradouro a partir da plataforma elevada da piscina

Simulação 3D com a plataforma deslizante de cobertura da piscina aberta

A área privada da casa estará localizada no piso superior, com destaque para a master suite, que ficará voltada para a frente da rua. O quarto contará com uma estante embutida na parede, um closet e uma elegante casa de banho privativa.

Simulação 3D da master suite

Simulação 3D da suite

O espaço do sótão será totalmente aproveitado para criar uma área de escritório funcional. Além disso, serão preservadas as traves de madeira maciça que dão suporte à cobertura, assim como deixar à vista a água furtada, que terá uma encantadora balaustrada de proteção a uma pequena varanda.

Simulação 3D do sótão