Nascido a 14 de Maio de 1968, concluiu os estudos em arquitetura pela Universidade Lusíada, Lisboa, em 1993 e teve como professores Tomás Taveira, Troufa Real, Manuel Aires Mateus entre outros.
Em 1995 terminou o Mestrado em Design Industrial na Domus Academy, Itália e teve professores notáveis que marcaram a história do design moderno como Andrea Branzi, Alberto Meda, Stefano Giovannoni, Alessandro Mendini entre muitos outros. De 1995 a 1998 foi Diretor do Plano de Pormenor 3 da Expo 98 em colaboração com o Arqº Troufa Real.
Fundou o atelier Nuno Ladeiro, Arquitetura + Design, especializado na realização de projetos de urbanismo, arquitetura e design. Paralelamente, desempenhou funções de Diretor de Arte na empresa Dimensão, envolvendo-se pessoalmente em todos os projetos e na estratégia da marca e hoje em dia, é responsável pela marca Dimensão Nova, que representa algumas das mais prestigiadas marcas de design italiano.
A par da sua intensa atividade, Nuno Ladeiro é também professor universitário desde 1997.
Já recebeu prémios e menções honrosas no âmbito da Arquitetura e Design em Portugal e no estrangeiro. É frequentemente convidado a participar como orador em palestras, master classes e simpósios em universidades de diversos países, bem como em workshops e debates sobre arquitetura e design.
Ao contrário da maioria dos arquitetos, iniciou a sua carreira a trabalhar em projetos de larga escala, que alavancaram a sua carreira no final da década de 90. “Mal acabei os estudos na Domus Academy em Itália fui convidado para dirigir o Plano de Pormenor 3, da Expo 98. Apesar de ser muito jovem, coordenei esse projeto urbanístico e trabalhei com grandes nomes do panorama nacional, entre outros o Arqº Troufa Real, Arqº Vassalo Rosa, Arqº Paisagista Ribeiro Teles, urbanista Nunes da Silva, Designer Daciano Costa, Pintor Sá Nogueira e o Escultor Fernando Conduto. Acabei por ter um percurso diferente dos outros arquitetos da minha geração, que começaram com projetos de pequena escala e cresceram gradualmente. Eu comecei com projetos de grande escala e com o tempo fui-me dedicando aos interiores e hoje também sou um especialista no design de mobiliário e objetos de pequena escala”.
Paralelamente, Nuno Ladeiro desenvolveu uma carreira dedicada ao ensino. “Comecei a lecionar em 1997 e fui durante muitos anos professor de História da Arquitetura e mais tarde de Teoria e Crítica do Design”.
Para Nuno Ladeiro, os principais projetos não se limitam aos grandes projetos de exteriores, mas também ao espaço interior e à integração do mobiliário na arquitetura. “ Gosto da arquitetura moderna e da sua simplicidade, das formas elementares, que fazem parte da história da humanidade. Acredito que só com a composição destas formas podemos fazer obras que podem perdurar no tempo e não em apenas uma fase. A arquitetura e o Design devem ser intemporais.”