Moradia Martins, Almada

Moradia Martins, Almada

(Pt) A moradia localizada em Vale da Cavala, Charneca da Caparica, tem uma área bruta de construção de 239,32m2 e é constituída por dois pisos e um anexo para arrumos, num terreno de 350 m2.

O projeto de alteração prevê a manutenção dos 2 pisos e da atual tipologia T3, mas com a alteração da volumetria e redefinição do espaço interior.

A moradia terá no 2º piso 1 quarto (suite com casa de banho), 2 quartos e casa de banho social. No piso térreo, uma cozinha em plano aberto com a sala de jantar e de estar, garagem integrada na volumetria da moradia e um alpendre no alçado principal.

A ocupação no terreno terá a moradia implantada em cerca de 145 m2, com espaço de logradouro para jardim de contemplação e zona de lazer protegida por pérgula de ensombramento. O anexo será convertido em lavandaria e na extremidade norte existirá um barbecue de apoio ao logradouro.

O projeto de alterações permitirá maior habitabilidade, com uma reorganização integral do espaço interior, a abertura de novos vãos de janelas de maiores dimensões e a introdução de portadas em madeira de pinho, para proteção solar e segurança da moradia.

De um ponto de vista formal, a arquitetura faz referência às memórias das paisagens arquitetónicas da bacia do mediterrâneo. As paredes exteriores serão revestidas a cal com pigmento de cor e isolamento em cortiça pelo exterior. No interior, a solução de portadas, permitirá a ventilação transversal e um ambiente fresco.

Arquitetura: Nuno Ladeiro / Carmo Branco (arquitetos)

Projeto técnico: Bárbara Raimundo ( arquiteta)

Projeto 3D: Dominika Wodeńko

(EN) The villa located in Vale da Cavala, Charneca da Caparica, has a gross building area of ​​239.32 sqm and consists of two floors and an annex for storage, on a plot of 350 sqm.

 

The refurbishment project maintain the existing 2 floors but with a new volume and redefinition of the interior space.

The villa will have on the 2nd floor 1 bedroom (with bathroom), 2 bedrooms and a guest bathroom. On the ground floor, an open-plan kitchen with a dining and living room, a garage integrated in the volume of the house and a porch on the main elevation.

The house occupies 145 sqm, with patio space for a contemplation garden and a leisure area protected by a pergola. The annex will be converted into a laundry and at the north end there will be a barbecue to support the patio and garden.

The refurbishment project will have an integral reorganization of the interior space, new larger windows and pine wood shutters for sun protection and housing security.

The architecture refers to the memories of the architectural landscapes of the Mediterranean. The exterior walls will be coated with lime with color pigment and cork insulation on the outside. Inside, the shutter solution will allow cross ventilation and a fresh environment.

 

Architecture: Nuno Ladeiro / Carmo Branco (architects)

Technical project: Bárbara Raimundo (architect)

3D Project: Dominika Wodeńko (architect)