logo
A powerful architecture & Construction theme. Construct your website in the perfect Ratio.
Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula

Herzog & de Meuron. Quando a “pele” do edifício assume todo o protagonismo na arquitetura.

Autor da foto: Kaz Tsururuta

Fundado em 1895 e localizado em Golden Gate Park, San Francisco, o “Young Museum” foi danificado pelo terramoto de 1989 e fechado ao público em 2000.

O “Young Museum” com projeto de Herzog & de Meuron destaca-se pela sua fachada em cobre perfurado oxidado que transmite a entrada de luz controlada e que se mistura com a paisagem circundante.

 

 

As novas técnicas construtivas mais contemporâneas e a necessidade de criar ambientes controlados e totalmente dissociados dos efeitos climatéricos, bem como do ambiente urbano, fazem deste edifício um dos melhores exemplos dos novos conceitos de arquitetura, em que a pele do edifício assume o máximo protagonismo.

É uma nova forma de pensar a arquitetura, em que uma membrana expressiva separa o interior do exterior. Esta característica é a marca pessoal de Herzog & de Meuron. Para estes arquitetos, pensar o espaço arquitetónico é pensar no espaço controlado, mas fundamentalmente a relação da arquitetura com a cidade e todo o ambiente circundante.

Autor da foto: Kaz Tsuruta

Neste processo de criação arquitetónica, as exigências que recaem sobre a pele do edifício não se limitam ao controle das condições ambientais e à relação com a cidade, mas também aos novos requisitos que vão desde a imagem de marca à contextualização do edifício. A sua escala, monumental e incongruente com o tecido urbano, obrigou os arquitetos a pensar a arquitetura de uma forma mais ornamentada e decorativa.

A arquitetura do “Young Museum” chama a atenção dos visitantes que circulam pelo Golden Gate Park. Nesta obra, toda coberta com placas de cobre e construído com materiais como betão, vidro e madeira, encontra-se uma grande torre, de onde se pode ter uma vista de 360° do parque.

Autor da foto: Kaz Tsuruta

Esta lógica arquitetónica não é de estranhar em Herzog & de Meuron. A linha de pensamento está de acordo com as novas tendências da arquitetura, em que “pele” desempenha um papel fundamental, de um ponto de vista estético e tecnológico.

Autor da foto: Razorfrog