Em que consiste o processo de construção

A construção de uma casa é um processo demorado e pode levar 3 anos  a estar concluído, dependendo de alguns fatores que nos são completamente alheios. Por vezes a aprovação camarária pode demorar 1 ano.

A 1ª fase é sempre escolher um terreno e para isso, sugerimos que essa escolha seja realizada com o nosso acompanhamento.  A orientação solar, a salubridade do solo, a exposição aos ventos,  são fatores determinantes, caso se trate de uma terreno localizado num loteamento. Se o terreno não estiver num loteamento terá sempre de previamente verificar-se a viabilidade da construção, sendo para isso necessário um direito à informação. Só depois de obter este documento informativo que autoriza ou não a construção no terreno e os respetivos condicionamentos legais ou regulamentares, nomeadamente infraestruturas, servidões administrativas, restrições à construção, entre outros é que se pode avançar para o projeto de arquitetura.

Depois será necessário realizar um levantamento topográfico e por conseguinte, o projeto de arquitetura que deverá ser aprovado pela respetiva Câmara Municipal. Após a aprovação do projeto pelas entidades competentes, passa-se aos projetos das especialidades, ou seja, os projetos de estruturas, esgotos, água, gás, comunicações, térmica, entre outros.

A Câmara Municipal irá proceder à apreciação dos projetos de obras de edificação e atribuir a licença de construção. A partir daqui, deverá ser contratado os serviços de um empreiteiro geral que tenha alvará de construção para a categoria de obra que se vai construir, seguro e um engenheiro civil responsável por ser o coordenador de segurança em obra e ainda, um fiscal de obra (não deve ser o autor do projeto).

O coordenador de obra é responsável pela supervisão, pelo Livro de Obra e por dar a construção por terminada. O Livro de Obra destina-se a registar todos os factos relevantes relativos à execução das obras licenciadas ou autorizadas. Este Livro deve facultar os elementos informativos necessários sobre o desenvolvimento dos trabalhos e informar todos os intervenientes no processo de execução da obra, nomeadamente os fiscais da Câmara Municipal.

No final da obra, caso tenham havido alterações ao projeto inicial,  devem ser comunicadas à Câmara Municipal, apresentando-se um projeto de alterações (arquitetura e especialidades).

Só após a aprovação destas alterações, será emitida a licença de utilização e após a entrega das Telas Finais e respetivas certificações de água e esgotos.

Projeto de arquitetura da moradia Alves, Vila Franca de Xira.