Arquitetura e Reabilitação, por Foster + Partners

A renovação arquitetónica do Dolder Grand Hotel em Zurique pelo prestigiado gabinete de arquitetura Foster + Partners destaca-se fundamentalmente pelo projeto de interiores, que faz com que os visitantes do hotel se sintam calorosamente recebidos, por objetos luminosos, clássicos e modernos.

Elevando-se sobre o Lago Zurique, o Dolder Grand foi reinventado para ser um resort urbano, luxuoso e com classe. Com uma substancial nova extensão, o projeto mais do que duplica o número de alojamentos, restabelecendo a ligação do hotel com a floresta e o resort envolventes. Apesar de ter o dobro da área de construção, o novo edifício consome metade da energia do antigo, ou seja, 75% menos energia gasta por metro quadrado.

A estação de caminhos de ferro de Dolderbahn foi restabelecida, permitindo assim à comunidade local gozar do espaço enquanto desfruta do próprio edifício.

O projeto retoma a lógica do hotel original, desenhado em 1899 por Jacques Gros, e a estrutura exterior foi restaurada e retocada na paleta original, de vermelho e ocre. Internamente, a planta sofreu várias alterações. As mais importantes foram a criação de uma série de grandiosos espaços públicos interligados, incluindo um novo salão de baile e o restauro da entrada principal a Sul. Os hospedes agora quando chegam podem desfrutar de vistas de cortar a respiração sobre Zurique e os Alpes. Duas novas alas enquadram o Dolder histórico, completando assim a adição de um SPA e de um novo salão de baile.

Restaurante do hotel

 

As novas alas são totalmente envidraçadas; telas de alumínio recortadas revestem as fachadas, formando balaustradas e fornecendo sombra, com um padrão de árvores, em sintonia com floresta envolvente. Apesar de a geometria dos novos elementos ser fluída e orgânica, a paleta de cores reflete a do edifício existente, harmonizando a composição geral. Um dos destaques do hotel é o novo SPA de 4000 m2.

Salão de bailes e de banquetes

 

As sinuosas paredes de pedra que começam na paisagem continuam no interior, formando um espaço semelhante a um Canyon destinado à piscina. Nalgumas zonas, as paredes são perfuradas para deixar entrar a luz do sol criando jogos dinâmicos de luz e sombra, mas mantendo uma absoluta privacidade. Bombas de calor sob o SPA contribuem para uma eficiente estratégia energética, maximizada por um revestimento de alta performance que inclui vidros triplos isolados e sombreamento natural.

SPA do hotel