Moradia Lima, Odivelas
A moradia Lima é uma habitação unifamiliar que ocupa um terreno de aproximadamente 600,00 m2 em Odivelas e apresenta uma arquitetura contemporânea de cobertura plana, dividida por uma claraboia, que define dois volumes, como se fossem duas casas numa só. Esta claraboia permitirá a entrada de luz direta para o interior e em particular para as escadas que ligam o piso térreo ao 1 piso.
A fachada principal de derivação cubista, exalta os enormes envidraçados dos quartos, bastante amplos, que melhoraram o conforto térmico e permitem maior luminosidade no interior.
A fachada Norte apresenta um volume com um tratamento diferenciado do resto da moradia, mais abstrato e resguardado, tendo apenas uma janela fixa em caixilharia de alumínio lacado a preto no piso térreo, que permitirá a entrada de luz na sala. O acesso dos quartos à varanda, estará assegurado por duas portas de vidro ocultas de modo a dar maior privacidade aos quartos.
Na fachada Norte ao nível do piso térreo existirá uma janela de correr recuada, constituída por duas folhas de vidro que ligam a cozinha a um terraço exterior voltado para a piscina. A partir deste terraço pode-se usufruir nos meses de verão de um local mais fresco e com vista direta para a piscina.
Quando a luz reflete a matéria e os nossos olhos decifram o raios luminosos que entram dentro do nosso espaço, iluminam-se os objetos tangíveis e começamos a observar tudo o que nos rodeia. A nossa procura pela beleza começa aqui, quando começamos a perceber o ambiente natural e artificial ao nosso redor e olhamos para os pormenores que nos elevam e nos fazem refletir.
A luz do sol que entra pelas amplas janelas, bem cedo, ilumina o espaço branco e puro da sala. Imagine um espaço linear e minimal, onde tudo existe em perfeito equilíbrio . A geometria rigorosa da sala organiza-se num completo silêncio e proporciona um ambiente relaxante e informal.
Os detalhes chamam a atenção neste espaço mínimo e perfeitamente composto, num ambiente cromático e subtil em que os materiais contrastam.
Este é um lugar de perpendiculares silenciosas, suavidades imprevisíveis que nos convida a descansar.
A cozinha está em perfeita harmonia com a casa. Um ambiente extremamente minimal e depurado em que os materiais contrastam pela sua simplicidade e natureza.
Arquitetura: Nuno Ladeiro & Carmo Branco
Imagem e Renders: Marta Bento (designer)