Casas do futuro. Do Real ao Virtual
Imaginar a habitação do futuro, é pensar o espaço cada vez mais virtual. Será uma nova era, a da hiper-personalização, em que imagens virtuais se conjugam com um sofá, uma cadeira ou objetos provavelmente projetados em holograma, produzidos à nossa medida.
Célula Habitável. O arquitecto KuroKawa viu o seu projecto concretizado, quando em Tóquio, duas enormes colunas de betão, foram construídas e preparadas para receber cápsulas habitáveis (torre Nagakin, 1968).
A Casa do futuro terá um ambiente minimal, pontuado com objetos de excelência que darão o máximo conforto virtual e não real. As imagens projetadas dentro do espaço de uma célula habitável proporcionarão uma atmosfera especial, invulgar mas ao mesmo tempo confortável.
Cenário criado por Nuno e Helena Ladeiro
O convívio entre as pessoas será essencialmente virtual, realizado através de equipamentos eletrónicos que nos permitem estar em contato 24 horas por dia com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
A evolução do habitat doméstico vai provocar alterações profundas na concepção do mobiliário e dos objectos que serão cada vez mais tecnológicos, evoluídos e interativos. Cenário criado por Nuno e Helena Ladeiro.
Vamos viver em células habitáveis, onde podemos criar cenários que se adaptam a diferentes estilos de vida. O mobiliário e as imagens projetadas serão criteriosamente selecionadas para criar diferentes ambientes, em que múltiplas conjugações de materiais e texturas podem proporcionar espaços que se alteram continuamente.
Cenário criado por Nuno e Helena Ladeiro
Cada unidade de habitação, terá um outro tipo de conforto, um outro tipo de dimensão, com características bem diferentes do usual. Um casal por exemplo, pode trabalhar a partir de casa e estar em contacto com o Mundo, através de um computador ou smart phone. Poderá decorar um espaço com objectos reais e virtuais. Imagens projectadas, que alteram conforme o desejo do utilizador e a imagem que se pretende transmitir.
Blade Runner 2049
Este espaço habitável poderá ser uma espécie de micro-estrutura capaz de proporcionar aos seus utilizadores o desenvolvimento de uma actividade profissional autónoma, mas simultaneamente interligada com o mundo.
Cenário criado para o filme Blade Runner 2049
Um novo fenómeno de habitação dará lugar a um estilo de vida completamente diferente, em que os utilizadores podem coabitar com uma nova realidade real e virtual. Objectos, pessoas, cenários verdadeiros e virtuais, num diálogo constante.
Imagem do filme Blade Runner 2049
No interior de cada célula, serão projectadas imagens que proporcionam ambientes sempre diferentes de acordo com as necessidades dos utilizadores e também, da personalidade que estes pretendem transmitir.
Cenário criado para o filme Blade Runner 2049
As células são concebidas para criar imagens que podem ser partilhadas pelas redes sociais como o Instagram, Facebook ou Twitter criando ambientes virtuais que personificam ou criam uma hipotética personalidade dos utilizadores.