Localizado no Planalto da cidade de Santarém, o Edifício Flor do Tejo, na Rua Lousada Rodrigues, oferece uma vista panorâmica espetacular da Lezíria do Tejo e sobre a Fonte da Junqueira, uma das poucas fontes sobreviventes da rede estrategicamente colocada ao longo das calçadas que levam ao planalto.
Com uma área de implantação de 864 m2, a arquitetura em forma de L do edifício estabelece uma ligação direta com o ambiente envolvente, com fachadas compostas por amplas varandas recortadas e onduladas, inspiradas na estrutura natural do Planalto Scalabitano. A combinação de formas arquitetónicas matemáticas, geométricas e biotécnicas com formas livres foi um desafio que resultou na moderna arquitetura do edifício. Os materiais escolhidos foram essenciais para o resultado desejado, destacando-se a estrutura, as fachadas onduladas e recortadas, a interação com a luz (cor, ilusão visual, reflexão e reflexão especular).
O edifício é composto por 3 blocos, cada um com diferentes tipologias habitacionais distribuídas por 3 pisos, sendo o 4º e último piso recuado. São ao todo 20 apartamentos, com tipologias que variam entre T2 e T5. Todos os apartamentos possuem amplas varandas, sendo que os do piso térreo têm um logradouro privado.
A disposição em L do edifício gira em torno de um logradouro privativo com uma ampla piscina e espaços de lazer (bar e barbecue) para uso do condomínio. As varandas, todas bastante espaçosas e equipadas com áreas de estar e barbecue, permitem que os moradores desfrutem das vistas panorâmicas para sul e do seu espaço exterior privado.
Rua Lousada Rodrigues, Santarem
Em Projeto
Nuno Ladeiro | Carmo Branco | João Rocheteau
Barbara Raimundo | Pedro Fernandes
Arquitetura