Moradia no Turcifal

Com o objetivo de respeitar e assegurar a manutenção da imagem da urbanização do Turcifal, no distrito de Torres Vedras, foram definidos princípios orientadores e reguladores para o projeto da moradia unifamiliar, baseados na morfologia e tipologia da zona onde se insere, bem como nos volumes, cérceas e alinhamentos dominantes descritos no regulamento local. Trata-se de um volume de dois pisos e semi-cave, com uma combinação de coberturas inclinadas e planas, adotando uma linguagem arquitetónica que se enquadra na envolvente e reforça a ideia do projeto, garantindo assim a sua fácil manutenção e durabilidade.

O projeto da moradia, tipologia T6, inspirou-se na linguagem arquitetónica das casas da envolvente de quatro águas, com um volume de superfícies brancas e alguns apontamentos em pedra, além de amplos vãos de janela que permitem a entrada de luz natural. A ideia subjacente ao projeto foi relacionar o interior com o exterior, interligando os espaços interiores ao ambiente exterior. A inclusão de grandes superfícies envidraçadas permite desfrutar do ambiente exterior e da luz natural no interior. Ao incorporar varandas que possibilitam uma transição suave, pretende-se proporcionar espaços de relaxamento e convívio ao ar livre.

As orientações foram fundamentais na organização espacial. No piso -1, encontra-se a garagem a sul/poente, os acessos verticais com a caixa de escadas e uma plataforma elevatória de caixa fechada, lavandaria a poente, uma instalação sanitária de apoio e arrumos. Circulando pelo corredor, chega-se a um lance de escadas que desce a uma área de lazer composta por um bar e sala de jogos, ginásio com instalação sanitária e zona de duche, banhos e spa com piscina interior e jacuzzi incorporado. Esta divisão possui iluminação natural através da piscina exterior, com um vidro de 1,60 m de comprimento e 0,70 m de altura. O ginásio e a piscina interior têm uma grande superfície de vidro a nascente, proporcionando zonas de relaxamento e tranquilidade.

No piso 1, a partir da entrada principal a poente, é-se acolhido por um amplo hall de entrada onde se encontram todas as comunicações verticais. Desde a porta principal, tem-se um eixo visual em direção a nascente, com amplas superfícies envidraçadas e grande alcance paisagístico. Acede-se à área social composta por uma sala de estar com duplo pé direito de 5,95 m de altura. Orientada a norte/poente, situa-se a cozinha, com ligação a um espaço exterior destinado ao barbecue, voltado a norte. A cozinha tem ligação direta à sala de jantar por duas portas deslizantes ocultas no interior das paredes. Este espaço comunica diretamente com a sala de estar através de uma porta de correr e está orientado a norte/nascente, dando para um amplo pátio revestido a grés porcelânico antiderrapante, com uma área relvada onde se encontra a área de lazer com piscina e espaço lounge. Nesse mesmo piso, a sul, situa-se a instalação sanitária social e duas suites completas.

No piso 2, está previsto um corredor de distribuição norte-sul, que permite o acesso às quatro suites. Todas as suites incluem instalações sanitárias e varandas privativas. Junto à caixa de escadas encontra-se o escritório, com vista direta sobre o átrio principal exterior e entradas ao interior do lote a poente. Sendo em open space, permite vislumbrar toda a área da sala de estar e exterior nascente, além de oferecer uma visão sobre a área do sótão, vazado ao centro e iluminado por uma ampla claraboia colocada na cobertura plana.

A moradia foi concebida para se integrar harmoniosamente na envolvente, com especial cuidado na escolha e combinação dos materiais. Os acabamentos previstos para este projeto serão, na sua maioria, naturais, como pedras naturais e vidro, de modo a trazer a natureza exterior para o interior e estabelecer uma ligação entre os dois ambientes. A cor predominante é o branco, complementado pelas cores naturais das pedras mourisca ouro e moleano.

Os elementos paisagísticos, como a incorporação de vários jardins e floreiras próximas do edifício, criam uma sensação de integridade e harmonia entre os espaços interiores e o ambiente exterior. No espaço de logradouro a nascente, propõe-se o nivelamento do terreno para a colocação de pavimento em grés porcelânico e relva sementeira. Em todo o perímetro, serão colocadas floreiras com uma altura de 80 cm e 60 cm. A implantação da piscina foi pensada para não destoar do envolvente, optando-se por uma piscina infinita nas faces nascente e norte.

Na zona norte, além do barbecue, o terreno será modelado e instaladas escadas revestidas a grés porcelânico, permitindo o percurso pedonal da cota do piso 0 até à cota do piso -1. Com esta modelação, serão criadas floreiras que acompanham a altura das escadas até à cota pretendida. Desenvolveu-se um terreno com vegetação arbustiva que liga as floreiras ao muro a norte.

A sul, o terreno é modelado com a colocação de duas rampas revestidas a piso drenante tipo Rectipav da Amop. A primeira rampa dá acesso à garagem localizada no interior da moradia, enquanto a segunda rampa dá acesso ao terreno sem modificações, sendo exclusivamente para uso de veículos agrícolas. Serão colocadas apenas duas escadas que acompanham as curvas de nível do terreno a nascente, situadas junto aos muros a norte e sul.

A área exterior a nascente, com exceção do espaço do terraço afeto à piscina e da entrada a poente, será tratada com plantas rasteiras, mantendo toda a vegetação existente, incluindo as espécies autóctones.