Moradia Alves Concluída
O Projeto de arquitetura da moradia Alves em Vila Franca de Xira, está concluído. A arquitetura de linhas simples e retilíneas é composta por dois volumes perpendiculares entre si, sendo que o piso térreo é perpendicular à via pública e o volume do piso superior paralelo a esta via. A geometria da habitação contrasta com as linhas que definem a rampa de acesso à garagem que conformam um espaço circular, onde os automóveis se podem cruzar ou até estacionar, sem impedir a saída e entrada de outros automóveis no espaço coberto de garagem.
O Projeto responde a um programa exigente estabelecido pelo Dono de Obra, uma construção com garagem em cave de 60 m2 para estacionar dois automóveis, um piso térreo com hall de entrada de 10m2 e casa de banho social de 6m2, uma cozinha de 25 m2 em plano aberto com a sala de jantar e de estar de 50 m2 e ainda, um escritório com 16 m2. No piso superior, a moradia está organizada com um quarto das visitas de 15 m2, o quarto da filha com 19,50 m2 incluindo um closet de 3,80 m2. A Master suite de 17m2, tem uma casa de banho privativa de 5,50 m2 e um closet de 8 m2. A casa de banho social de 6,70 m2 dá apoio ao quarto da filha e das visitas.
Quanto à implantação no terreno, as orientações foram extremamente importantes na definição dos volumes e organização espacial. No piso térreo a sala e cozinha ficaram orientadas a sul, com uma superfície envidraçada constituída por 3 portas deslizantes que permitem abrir estes espaços diretamente para o logradouro exterior e piscina, uma área protegida dos ventos dominantes de Norte.
Desenhou-se também uma Brise Soleil em estrutura metálica pintada à cor das fachadas, com lâminas orientáveis que permitem controlar o excesso de luz e calor nos períodos de verão.
O acesso à garagem faz-se diretamente através do exterior do lote por um gradeamento constituído por uma porta de abertura automática e uma rampa com uma inclinação de 8% com espaço para estacionar 1 automóvel. No interior da garagem existe espaço para estacionar 2 automóveis, uma área técnica e a casa das máquinas da piscina.
A moradia foi projetada e pensada, de modo a não destoar com a envolvente, podendo verificar-se que houve um especial cuidado na conjugação de materiais com a localização onde predominam as construções de cor branca. Optou-se por enquadrar a moradia na zona do terreno onde a movimentação de terras é menos significativa.
A área exterior, com exceção do espaço do logradouro afeto à piscina e ao anexo, foi tratada com vegetação rasteira. A morfologia do terreno manteve-se na área localizada Norte e a Oeste da edificação, enquanto que a Sul, o logradouro foi pavimentado a ladrilho cerâmico junto à piscina, com a construção de duas plataformas de acesso ao anexo e que proporcionam zonas de estadia. A Este, o terreno foi modelado de modo a permitir o acesso pedonal ao ingresso da moradia, com vegetação Garrigue, uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos. As principais espécies para esta área são buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo.
As caixilharia, nomeadamente a porta de entrada do alçado Norte, é pivotante em madeira de carvalho maciça envernizada, cor cinza. O alçado Sul, no piso térreo tem um sistema de 3 portas de correr em vidro, telescópicas e sincronizadas com 10,32m Larg. x 2,60m Alt., em caixilharia de alumínio anodizado cor antracite, incluindo aros e vidro duplo temperado.
Existe ainda uma porta em madeira forrada com painéis fenólicos tipo “UNI FR BLACK” Trespa, dois vãos fixos contíguos, um vão de 4.10m Larg. X 2,60m Alt. com uma porta de 1,00m Larg. X 2,60 Alt, em caixilharia de alumínio anodizado cor antracite, incluindo aros, vidro duplo temperado.
As paredes são forradas a pedra natural (instalações sanitárias e cozinha) até à altura de 0.90 m sendo a restante altura em estuque projetado e pintura com primário aquoso branco-mate da Robbialac – aquavip ref. v20-0001 e pintura com tinta anti-fungos para interior da robbialac – robbiotel aquoso ref. 065 (mate). As restantes paredes têm como acabamento estuque projetado pintado à cor cinza clara. As portas são em carvalho envernizado à cor natural e os rodapés em madeira lacada à cor branca.
No piso térreo, os pavimentos foram construídos com enrocamento e regularizações em massame de cimento e areia ao traço 1:4, de modo a receber revestimentos apropriados às diferentes situações, em Grés Porcelânico Esmaltado. No 2 piso a laje em betão armado maciça, com espessuras de 0,30 m com isolamento acústico, está revestida a pavimento flutuante de carvalho. O pavimento do terraço é em Grés Porcelânico Esmaltado tipo Deck.