La Tourette – 60 anos depois
Em Outubro de 1960, o Mosteiro de Saint Marie de la Tourette projetado por Le Corbusier foi oficialmente aberto.
Observando de longe La Tourette, parece um edifício monolítico suspenso sobre frágeis pilares. Com uma planta em U, toda a estrutura é de betão armado e sustenta dois pisos ocupados pelas celas dos frades destinados a uma vida de clausura. Nos pisos inferiores, estão as áreas comuns e paralelamente a igreja.
ESPAÇO –FORMA – ESTRUTURA
A característica mais intrigante deste projeto é relação entre o espaço, forma e estrutura. Organizado em espaços individuais, o edifício tem os dois últimos níveis destinados às celas individuais, completamente independentes da estrutura principal. Por vezes a estrutura muda completamente e independentemente do espaço. É um jogo sábio entre estrutura e espaço. A beleza reside na manipulação independente de ambos.
La Tourette é um conceito arquitetônico simples. No entanto existem regras que estruturam os pisos com algumas excepções. Entre vigas, Le Corbusier usa a seguinte métrica; 5.73m e 3.82m. No 3 nível no entanto, esta estrutura é reforçada.
AS CELAS
Em geral, as celas individuais nos dois últimos pisos, têm um cumprimento de 5.93m e 2.26m de largura e estão orientadas a este, sul e oeste.
O mosteiro é composto por cem célas individuais, uma biblioteca comunitária, um refeitório, uma cobertura com claustro, a igreja e ainda salas de aula.