Moradia Unifamiliar em Leceia
O projeto da moradia tipo T4 localizada em Leceia, Oeiras, carateriza-se por um volume paralelepipédico de 2 pisos, sendo o piso -1 parcialmente enterrado, que emerge do terreno a uma cota superior à da rua (cerca de 38 cm acima da cota de arruamento).
Visto que o lote se desenvolve em profundidade no sentido poente/nascente e o terreno é uma encosta exposta a sudoeste com uma grande diferença altimétrica (aproximadamente 7,50 m), implantou-se a moradia em “socalcos” de modo a minimizar a movimentação de terras.
Simulação tridimensional da fachada principal
Fase de construção. Vista da fachada principal
A localização do espaço destinado a garagem será ao nível do piso -1, parcialmente enterrada e com acesso direto a partir da via publica.
Simulação tridimensional da fachada posterior – área de logradouro e piscina
Vista da fachada posterior em construção- área de logradouro e piscina
Quanto à implantação no terreno, as orientações foram extremamente importantes na organização espacial. No piso -1, a partir da entrada principal (zona central da moradia) a poente, acede-se ao Hall, zona de distribuição para os restantes pisos, que constitui a caixa de escadas e uma plataforma elevatória de cabine fechada.
Simulação tridimensional da fachada sul – floreiras escalonadas no terreno
No piso 1, está previsto um corredor que permite o acesso aos 2 quartos virados a poente, 1 suite a norte e a master-suite com casa de banho privativa e closet voltada a sul para uma floreira. Os 2 Quartos têm dimensões semelhantes com as respetivas casas de banho e uma varanda em comum, acessível a poente. A suite tem acesso ao exterior a norte e conta com uma casa de banho e closet. No piso superior, através da caixa de escadas, acede-se a norte ao espaço de cozinha e à sala de refeições. A sul, a área social é composta por uma ampla sala de estar. Está também prevista uma instalação sanitária social.
Simulação tridimensional da suite norte – interior da casa de banho
Fase de construção do interior da suite norte
Fase de construção do interior da suite norte – vista exterior a partir da varanda
A sul, para além das floreiras colocadas em socalcos, propõe-se uma floreira coberta ao nível do piso 1, de modo a que a Master Suite e a Instalação Sanitária, tenham um espaço mais harmonioso e que permita o contacto com a natureza.
Simulação tridimensional da master suite sul – pátio exterior
Simulação tridimensional do interior da master suite
Para a sala de estar e de refeições desenvolveu-se uma superfície envidraçada voltada a nascente com o objetivo de melhorar a salubridade deste espaço e de modo a obter mais luminosidade no interior. O vão será de 6 folhas deslizantes, que permitem o acesso diretamente para um logradouro a nascente (uma área protegida dos ventos dominantes de norte), constituído por uma área em deck.
Simulação tridimensional da fachada posterior – logradouro e piscina
Fase de construção – logradouro e piscina
A cobertura será em seixo rolado acessível para manutenção numa fase inicial e posteriormente será convertida num espaço de lazer e contemplação da paisagem.
No piso superior, Piso 1, teremos a área mais privada da habitação, acessível através das escadas ou plataforma elevatória, com uma área de circulação de 6,70 m2, que dará acesso à master-suite de 13,33 m2 a nascente/sul, a uma suite que ficará a nascente/norte e aos dois quartos a poente. A master suite é composta por uma instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade reduzida de 5,07 m2, um closet de 5,43 m2 e ainda um vão de correr que permite a ventilação do espaço e com vista para uma floreira de 4,25 m2. A poente, encontram-se 2 quartos, com áreas iguais, cada uma com 12,78 m2 e instalação sanitária de 3,10 m2. Estes dois quartos tem uma varanda em comum de 11,25 m2 com uma pala de ensombramento em madeira exótica envernizada na cor natural. A norte/nascente, situa-se a suite de 15,58 m2, com uma instalação sanitária de 5,41 m2 e um vão de correr que permite a ventilação do espaço e acesso ao exterior.
Simulação tridimensional da suite norte/nascente
No piso 2, existirá uma área de circulação de 2,50 m2 com acesso a uma Casa de Banho social com 1,70 m2.
A sul encontra-se a Cozinha com 15,66 m2 e a uma Sala de Refeições de 13,44 m2. A cozinha tem acesso a uma varanda a poente de 11,77 m2, com uma estrutura de ripas de madeira verticais para proteção da área de estendal. No lado oposto, a norte, encontra-se Sala de Estar de 29,18m2, com acesso à varanda. Ambas as salas têm acesso direto a uma área permeável coberta em deck com 28,26 m2, a uma área de terreno vegetal 100% permeável e uma piscina com 32,13 m2.
Simulação tridimensional da sala de estar
A moradia projetada, foi pensada de modo a não destoar com a envolvente, pois houve um especial cuidado na conjugação dos materiais, sendo a cor predominante o branco e a madeira exótica envernizada à cor natural em cumprimento do regulamento do loteamento.
Simulação tridimensional da sala de estar
Fase de construção – sala de estar
Para vencer um terreno bastante acentuado, vai realizar-se uma modulação do terreno em três níveis a norte e a sul da moradia, com a colocação de floreiras em forma de socalcos. Para alem de harmonizar o envolvente, também tem a função de serem muros de suporte para sustentação das terras. No alçado norte, é proposto um acesso exterior ao logradouro a tardoz, com um lance de escadas para acesso ao patamar intermédio e um segundo lance de escadas de acesso ao logradouro. O pavimento será revestido grés porcelânico retificado e antiderrapante e as floreiras compostas por vegetação tipo arbustos de pequeno porte, para minimizar o impacto visual dos muros laterais. O patamar intermédio permite o acesso à suite norte. O logradouro a nascente terá uma ampla superfície vegetal 100% permeável e a piscina. Na zona por baixo da pérgula, onde se encontra uma bancada para barbecue, propõem-se o nivelamento do terreno para a colocação de deck permeável. A bordadura da piscina será em pedra travertino.